Estudo e Pesquisa em Humanidades

O Centro de Estudo e Pesquisa em Humanidades, é um centro de estudos de carácter multidisciplinar, gerido pelo departamento de Pesquisa e Formação do Cefal, voltado principalmente para a pesquisa nas áreas das ciências sociais e humanas, em matérias que constituem problemas filosóficos e, de modo subsidiário, às actividades de extensão e de ensino suplementar.

O Centro tem contribuído para aprofundar o conhecimento sobre as características e transformações da sociedade angolana, aglutinando especialistas em psicologia, sociologia, filosofia, demografia, economia, educação e ciências políticas. Sob sua coordenação, foi realizada uma das primeiras análises científicas sobre as causas e consequências da pobreza urbana em Angola, análises sobre a estruturação do mercado de trabalho em sociedades periféricas; e estudos de processos de inclusão social de jovens e adolescentes de todas as esferas sociais do país.

O Departamento de Pesquisa e Formação é o órgão do Cefal responsável pela direcção e execução da investigação científica do Cefal, pela organização de eventos científicos a nível nacional e pela promoção de cursos teóricos e práticos relacionados com as ciências sociais e humanas.

O Cefal é aberto ao estabelecimento de parcerias nos domínios da investigação aplicada e desenvolvimento experimental com os estabelecimentos de ensino públicos e privados, empresas e outras instituições nacionais, regionais e internacionais.

Formação, Pesquisa e Divulgação

×