Orientação Vocacional e Profissional

A Orientação Vocacional e Profissional (OVP) é uma especialidade que busca dar resposta às indecisões que surgem em adolescentes, jovens e adultos quanto ao sentido dar à sua carreira académica e/ou profissional. Trata-se de uma área que procura dar resposta às necessidades identificadas pelo indivíduo, fazendo uma avaliação que permita analisar seus interesses ou ,motivações, por um lado e, por outro, suas aptidões, ou seja, aquilo para que tem mais facilidade em aprender. 

O processo de Orientação Vocacional e Profissional é conduzido através de entrevistas cujo objectivo é recolher informação sobre o historial do indivíduo e, nomeadamente, sobre o seu percurso escolar e/ou profissional. O restante processo de orientação é realizado em três ou quatro sessões onde, através da aplicação de diferentes provas estruturadas, se traça o perfil vocacional do indivíduo.

De acordo com Augusto Cury, a viagem mais longa, mais difícil e atordoada que que um ser humano pode fazer, é aquela no interior de si mesmo. Por isso são poucos os que se aventuram numa odisseia nos labirintos da própria mente. Trata-se, porém, da viagem mais importante que cada humano pode empreender.

Para ser feliz você precisa ser você mesmo. Não qualquer você, mas o melhor de si mesmo. Isso implica conhecer-se, e neste processo de autoconhecimento você descobre seus limites e possibilidades, seus pontos fracos e fortes, seus sonhos e pesadelos, enfim, o seu talento. Uma descoberta infinitamente superior a de Marte.

Você pode fazer uma ou mais sessões de orientação profissional com os consultores do Cefal. As sessões são flexíveis e podem ser dirigidas nos escritórios do Cefal, escolas públicas e privadas, bem como nas instalações de empresas contratantes. as sessões podem ainda ser dirigidas online, através do nosso sistema virtual de aprendizagem e outras ferramentas adoptadas pelo Cefal.

×