Excertos

Reflexão Filosófica Sobre a Social-democracia

Ademais, compreendamos, efetivamente, que o marxismo não milita face ao capitalismo, muito menos contra a república ou Estado capitalista, como pretendem alguns burgueses, certamente interessados em encoleirar os princípios do comunismo. Essa pretensão positiva, funcionalista, fez com que muitos governos se irassem contra os apologistas dessa doutrina. Somente o preconceito – um preconceito negativo, pôde erigir tamanha crueldade!

Contudo, permiti-vos ser instruídos: o socialismo não é nada do que se disse até hoje, e nem mesmo o próprio Engels assimilou tão bem esse partido como Marx, que deu à utopia democrática todos os tesouros com que os filhos da promessa adornaram a nova Jerusalém. Porém trazida à existência, não por Cristo regressado, mas por nós – Homens e Mulheres, Crianças e Adultos… Por nós – MANKIND.

Deixai-nos dizer o que julgamos, mediante todos os pressupostos lógicos e dialéticos, ser o mais verdadeiro possível: Marx sabia e, muito bem, que não se pode sonhar com igualdade de classes, pois as religiões fazem o subconsciente das mulheres [homem contido no termo mulher] e, elas todas juntas, e, uma-a-uma, pregam nos quatro cantos do globo uma extensa hierarquia de individualidades celestes, cuja sequência se estende até nós [seres vivos].

Assim, a fim de esclarecer as objeções que se erguem contra o marxismo, os profetas da nova Jerusalém pregam, para nosso esclarecimento – a social-democracia. Com efeito, a social-democracia não representa o fim do capitalismo, da democracia em si, da ciência e nem mesmo da religião, muito pelo contrário, dá-lhes substância. Eleva-os radicalmente à sua mais bela, sublime e perfeita forma, à essência, portanto. 

A república é, certamente, o tipo de Estado mais justo que a raça humana pôde empreender. Pois, anula o fundamento com que qualquer monarca, santo ou deus-homem se pode munir, para agrilhoar a alma e os braços de seus semelhantes. Entretanto, essa República Social-Democrática que pregamos, que contribui para o progresso da humanidade, não é uma república maculada, estéril, incapaz de mediar os conflitos sociais,… Não! na república da social-democracia as conclusões do pragmatismo não merecem repugnância. Pois, prega o capitalismo, a democracia, a ciência e a religião nas suas mais sublimes formas de representação [perfeição].

 

 

Autor: Domingos Bengo

Editor: Cefal, 2020

Texto OriginalO que é Sociologia

Please, support us: Donate

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×